Anúncio
São Bernardo

Com incentivo da Prefeitura, cooperativas de reciclagem de São Bernardo ampliam oportunidades para geração de renda

A partir da triagem e venda de materiais, mais de 80 profissionais reforçam sustento familiar; município destinou R$ 115 mil aos cooperados referentes à produção de janeiro

28/02/2026 16h35
Por: Redação
Fonte: Conexão ABCD
Desde fevereiro de 2025, a Prefeitura realizou R$ 1,2 milhão em repasses referentes à triagem e comercialização de 7.173 toneladas de materiais recicláveis.
Desde fevereiro de 2025, a Prefeitura realizou R$ 1,2 milhão em repasses referentes à triagem e comercialização de 7.173 toneladas de materiais recicláveis.
“Eles abriram as portas pra mim, e eu abracei”. É dessa maneira que Jacira Martins define a oportunidade de trabalho que conquistou, aos 50 anos, na Reluz, uma das cooperativas de reciclagem de São Bernardo. Há cincos meses, a renda gerada a partir da triagem e venda de materiais se tornou a principal fonte de remuneração da família, que vive na região do Alves Dias. Jacira faz parte de grupo de 81 cooperados - que inclui também trabalhadores da Coopeluz -, que conta com o incentivo da Prefeitura para aumentar a renda no fim do mês. 
 
Nesta quinta-feira (26/2), os profissionais receberam, em evento que contou com a participação do prefeito Marcelo Lima, R$ 115 mil de repasses feitos pela Prefeitura por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, distribuídos de acordo com a produção de cada cooperado. Valor de incentivo referente às 620 toneladas de materiais recicláveis triadas e comercializadas pela Reluz e pela Cooperluz. 
 
Depois de muito tempo de busca por emprego, os pagamentos que vêm da reciclagem estão fazendo a diferença na vida da Jacira. “Está sendo maravilhoso. É uma ótima renda. Procurei muito uma oportunidade, mas não conseguia pela minha idade. Hoje é o principal sustento da minha família. Eu pretendo crescer lá dentro da cooperativa e aprender cada vez mais”, destacou a cooperada, que vive com o marido, duas filhas e três netos. 
 
O prefeito Marcelo Lima ressaltou a importância das cooperativas e o apoio da Prefeitura para fortalecer o trabalho desenvolvido na cidade. “A gente quer acabar com a situação de trabalhadores que passam o dia puxando carroça, correndo risco na rua, sem uma fonte de renda segura. As cooperativas são uma porta para que esse trabalho seja aperfeiçoado, profissionalizado, em ambiente adequado, com horários estabelecidos, direitos garantidos. Graças aos cooperados, nossa cidade deixa de destinar toneladas de resíduos aos aterros, e aumentam o reaproveitamento de matérias que voltam ao setor produtivo”, disse. 
 
Jemina Batista da Silva, 60 anos, ingressou há uma década na Cooperluz e considera o trabalho uma oportunidade que ganhou da vida. “Antes eu puxava carroça, de baixo de chuva, em dia de sol. Eu não tenho ninguém que me ajude. Agora ganho mais. Ser cooperada significa muito pra mim”, contou, ilustrando boa parte da trajetória dos colaboradores das cooperativas de reciclagem.
 
INCENTIVO – A Prefeitura de São Bernardo realiza, mensalmente, o repasse de recursos para as cooperativas que atuam na triagem e destinação de materiais recicláveis da cidade como forma de incentivo e reconhecimento ao trabalho dos cooperados e para ampliar o reaproveitamento de resíduos sólidos. O município paga, por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, R$ 185,96 por tonelada de materiais, valor que, desde junho de 2025, contou com reajuste de 51% aplicado pela Prefeitura. 
 
Cada cooperado recebe, em média, entre R$ 1.800 e R$ 2.000 por mês pelo volume de materiais triados pelas cooperativas. O incentivo pago pela Prefeitura aos 81 trabalhadores da Cooperluz e da Reluz representa adicional que varia entre 40% a 50% da renda gerada – que pode ultrapassar os R$ 4.000 mensais, de acordo com o desempenho de triagem dos cooperados. 
 
Desde fevereiro de 2025, a Prefeitura realizou R$ 1,2 milhão em repasses referentes à triagem e comercialização de 7.173 toneladas de materiais recicláveis.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
São Bernardo - SP São Bernardo do Campo, maior cidade do ABC Paulista com cerca de 810 mil habitantes (Censo 2022)é um importante polo industrial e tecnológico próximo à capital paulista. Conhecida como "Capital do Automóvel" e berço da indústria automobilística no Brasil, oferece alto IDH, forte setor de serviços, turismo ecológico na represa Billings e rica vida cultural.
São Bernardo do Campo, SP
Atualizado às 14h01
16°
Tempo nublado Máxima: 18° - Mínima: 13°
16°

Sensação

1.46 km/h

Vento

90%

Umidade

Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio