Anúncio
Educação

Aula Magna da Faculdade Municipal de São Bernardo reúne histórias e momentos de emoção

Evento no Cenforpe reuniu pela primeira vez os 400 alunos da instituição - 200 deles iniciam neste ano - para acompanhar a iniciativa, que realizou conexão dos cursos com o dia a dia da gestão pública

28/02/2026 18h16
Por: Redação
Fonte: Conexão ABCD
O prefeito Marcelo Lima entrou no auditório do Cenforpe acompanhado da aluna Marisa Regina Ferreira da Silva, de 40 anos
O prefeito Marcelo Lima entrou no auditório do Cenforpe acompanhado da aluna Marisa Regina Ferreira da Silva, de 40 anos

A noite de segunda-feira (23/2) foi de festa, histórias e também de muita emoção para os 400 alunos do programa Faculdade Municipal de São Bernardo e familiares, que participaram de evento no Cenforpe, no bairro Planalto. O espaço foi palco da primeira Aula Magna da instituição, ministrada pelo prefeito Marcelo Lima, idealizador e responsável pela criação da unidade, em 2025. A apresentação fez a conexão dos quatro cursos oferecidos na faculdade (Gestão Pública, Gestão Financeira, Gestão Ambiental e Marketing Digital) com o dia a dia da gestão pública. 

O prefeito Marcelo Lima entrou no auditório do Cenforpe acompanhado da aluna Marisa Regina Ferreira da Silva, de 40 anos, caloura do curso de Gestão Pública, que foi convidada por ele para ocupar uma das cadeiras posicionadas atrás da mesa de honra, como representante. Ao lado dela estavam secretários e vereadores. Junto com o chefe do Executivo, ocuparam a mesa a vice Jessica Cormick, os secretários Júlio César da Costa (Educação) e Hiroyuki Minami (de Programas Governamentais), responsáveis pela gestão da Faculdade Municipal, e representantes da São Judas. 

“Hoje é um dia mais do que especial para mim, pois tenho a honra de proferir a primeira Aula Magna da nossa Faculdade Municipal gratuita. E também é um dia muito feliz, não só para mim, mas para todos que aqui estão. Esse era um sonho meu, que virou sonho da nossa gestão, e agora vemos aqui que se tornou realidade também para 400 pessoas que sonhavam em ter um curso de Ensino Superior e não tinham como pagar uma faculdade”, destacou o prefeito.

*OPORTUNIDADES -* A Faculdade Municipal, 100% gratuita aos estudantes, se dá em parceria da Prefeitura com a Universidade São Judas Tadeu, responsável pela gestão acadêmica da instituição. “A educação é o melhor caminho para criar oportunidades. Por isso, nossa gestão trabalha para ajudar a abrir portas por meio da formação”, emendou o chefe do Executivo. Logo após encerrar a Aula Magna, ele recebeu das mãos de Tatiane Pedrina Ferreira de Freitas, da turma 2025 de Gestão Pública, e de João Vitor de Jesus Macário, calouro de Marketing Digital, camisetas da Faculdade Municipal, assinadas pelos 200 estudantes de cada turma.

Moradora do Jardim Laura, na região do Grande Alvarenga, Marisa Regina, afirmou que teve de esperar mais de 20 anos para realizar o sonho de chegar “ao banco de uma faculdade”. Mãe de quatro filhos – três homens e uma mulher --, ela diz que, para além de cuidar da casa e dos filhos, o que pesou mesmo para não chegar ao curso superior foi a questão financeira, problema superado com a abertura da Faculdade Municipal e o apoio irrestrito da família para que fizesse a inscrição para o vestibular. Segundo ela, o sonho ficou adormecido, à espera de uma oportunidade.

“A oportunidade chegou, com criação da faculdade gratuita para nós, que não podemos pagar. Fazer curso superior é caro, e nem todo mundo pode pagar. Na faculdade gratuita vi a oportunidade, junto com meus filhos, de tentar realizar meu sonho. Meus pais sempre disseram que o futuro é o estudo. Então, essa iniciativa é maravilhosa. Como ele mesmo fala, todo mundo tem o direito à educação, e ele está dando esse direito à população de São Bernardo. E de realizar um sonho. Tenho certeza que quem começou na nossa faculdade em 2025 ainda pensa que é um sonho”, afirmou Marisa Regina.

*AULAS NA FACULDADE --* Os alunos selecionados nos vestibulares de junho e dezembro de 2025 – 200 em cada um -- iniciam nesta terça-feira (24/2) as aulas presenciais dos cursos de tecnólogos em Gestão Pública, Gestão Ambiental, Gestão Financeira e Marketing Digital. Assim, a Faculdade Municipal instalada em prédio próprio na Rua Marechal Deodoro passa a contar com 400 alunos -, divididos em oito turmas de 50 cada -, consolidando o avanço do projeto.

A estrutura física na Marechal Deodoro conta, no momento, com quatro salas presenciais, entre eles um espaço equipado com 20 computadores, que podem ser utilizados para pesquisas acadêmicas. Após anos de abandono, o prédio da Prefeitura foi completamente revitalizado, inclusive para que fosse adaptado para abrigar a instituição que, a partir de agora, terá também copa, refeitório e biblioteca.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
São Bernardo - SP São Bernardo do Campo, maior cidade do ABC Paulista com cerca de 810 mil habitantes (Censo 2022)é um importante polo industrial e tecnológico próximo à capital paulista. Conhecida como "Capital do Automóvel" e berço da indústria automobilística no Brasil, oferece alto IDH, forte setor de serviços, turismo ecológico na represa Billings e rica vida cultural.
São Bernardo do Campo, SP
Atualizado às 15h01
16°
Tempo nublado Máxima: 18° - Mínima: 13°
16°

Sensação

2.3 km/h

Vento

90%

Umidade

Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio